top of page

O Golden Circle - Comece pelo Porquê

  • Foto do escritor: Flávio Goulart
    Flávio Goulart
  • 4 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de dez. de 2020


Você conhece o Golden Circle? O vídeo é gravado na Islândia, lá existe uma rota turística com este nome. Essa rota cruza por Strokkur, cidade famosa pelos geisers, mas sobre eles vamos falar logo mais. É nesse Golden Circle que vamos focar agora, você já ouviu falar dele?



Será que ao expor suas ideias você consegue inspirar pessoas? Como você explica alguns serem capazes de realizar coisas que parecem desafiar todas as suposições? Por exemplo: porque a Apple é tão inovadora?


Por que outras empresas igualmente grandes e capacitadas não atingem os mesmos resultados? Elas também poderiam fazer ótimos computadores, celulares, dispositivos de áudio e televisão, tablets e algumas até fazem, mas só a Apple tenta trazer em cada produto seu propósito: ”Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente". Esse porquê não guia somente a empresa, mas também o cliente que tem interesse em ter os produtos mais arrojados do mercado.


Bom, a teoria do Golden Circle, criada pelo especialista em liderança Simon Sinek, tem o objetivo de tornar a comunicação de uma ideia muito mais motivadora para a equipe/ouvinte. Ele é representado por 3 círculos, um dentro do outro, como na segunda imagem. O maior deles corresponde ao “O que”, o do meio, ao “Como” e o menor corresponde ao “Porque”.



- O “Porque”: é o real motivo de você fazer o que você faz. É o seu propósito, sua causa. É a essência de suas ações ou de seu negócio.

- O “Como”: é o modo como foi como é feito esse produto final. No “como”, devemos observar as crenças e valores do negócio.

- O “O que”: é o seu produto final. É o que você vende.


Sinek explica que nos comunicamos no sentido de fora para dentro. Por isso temos claro o “O que” e o “Como”, mas muitas vezes não chegamos ao “Porquê”. Por isso, ele sugere uma inversão desse raciocínio, ou seja, começar pelo “Porque” e seguir de dentro para fora. Esta forma é utilizada por grandes líderes para inspirar ações.


“As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso”. Por isso, mais importante que o produto final, é o modo como foi feito. Ainda mais importante que isso, é saber o propósito de sua criação, afinal, produtos qualquer um vende, mas o teu propósito te torna único e agrega valor ao teu negócio.


Ter um propósito pode ser seu grande diferencial frente a seus concorrentes, além de criar uma conexão com seus clientes. Quando uma empresa sabe seu porquê, ela consegue elaborar estratégias para atrair consumidores que se alinhem com suas ideias e acreditem fortemente no propósito da empresa. Essas são as pessoas que vão comprar a sua briga e, por isso, têm maior chance de adquirir seu produto/serviço.


“Mas, Flávio, qual o propósito da imagem do geiser na Islândia?” Vou devolver essa pergunta com outra pergunta: será que esse lugar seria igualmente visitado se fosse só um buraco e não acontecesse essa explosão de dentro para fora?


O meu propósito (porque) nas redes sociais é trazer conhecimento para desenvolver pessoas e negócios (como) através do conteúdo de meu trabalho, (o que) por meio de postagens e com essa imagem consegui te trazer até o final do texto - atingi meu propósito.


E aí, qual o seu propósito? Me conta aqui nos comentários.

 
 
 

Comments


bottom of page